Mulher negra

Um poema, feminismo e algumas palavras sobre o empoderamento da mulher negra:

 

capamulhernegrapost.jpg

 

Não me imponha padrões
Não me venha com moreninha
Nem me peça para o cabelo alisar
E uma determinada roupa usar
Não sou sua bonequinha

Não escolha minha profissão
Tenho decisão!
Abro as pernas
Abro o livro
E não preciso de sua opinião
A mente é minha
O corpo é meu
E disso não abro mão

Essa é minha essência
Minhas exigências
E para os seus padrões
Eu digo: NÃO!

− Alasca Young e Luna Baker, 18/09/2015.

13 comentários sobre “Mulher negra

    • Oi, Yolanda!
      Tudo bem?

      Para ser sincera, não. Esse texto surgiu depois que eu e uma amiga tivemos uma longa conversa com uma professora nossa de Artes e Inglês. Estávamos falando sobre o papel da mulher na sociedade, o machismo… Enfim, aí ela nos contou a perspectiva dela sendo negra e empoderada. De como as pessoas mandavam ela alisar o cabelo e a olhavam estranho, tinham medo de chamá-la de negra e optavam por “moreninha” e assim vai… Não aguentamos e tivemos que pôr no papel a nossa indignação. Mas achei bem interessante a sua pergunta.

      Um beijo! ❤

      Curtir

  1. Ah os rótulos… sempre fico me perguntando quem os inventou? E fico feliz de não dar a mínima para eles. Se muita gente vai pela direita, eu vou pela esquerda. Se usam chapéu, eu raspo a cabeça. Ser diferente nos dias atuais está muito difícil. Há dedos apontados aos montes. aff
    Mas vamos ser o que somos e ponto final.
    bacio

    Curtido por 1 pessoa

    • Disse tudo Lunna!
      Ser autêntico hoje em dia é bem difícil mesmo, ainda mais com toda essa pressão de “corpo perfeito”, “cabelo perfeito”, “namorado perfeito”… Seguir rótulos é até masoquista, porque você nunca conseguirá ser “perfeito”, é uma busca inalcançável…

      SIMM, que sejamos nós mesmos e fim.

      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Um beijo! ❤

      Curtir

Deixe um comentário

