Romeu e Julieta (William Shakespeare)

Vamos começar o ano com a primeira resenha de 2017 sendo de um clássico mais-que-conhecido?

Título: Romeu e Julieta (Romeo & Juliet)
Autor: William Shakespeare
Gênero: Drama/Peça teatral/Romance
Páginas: 63
Editora: L&PM Editores
Publicação: 2011 (este ano diz respeito à publicação adaptada da coleção “É só o começo”, e não aos escritos em si. Pois não se sabe ao certo o ano em que Shakespeare os escreveu)
Classificação: 🌙🌙🌙🌙/5

9788525417794_9788525417794_p

Sinopse

Romeu e Julieta é uma das mais famosas histórias de amor da literatura. Ela se passa na cidade italiana de Verona, no século 16. Romeu Montecchio e Julieta Capuleto estão perdidamente apaixonados, mas há uma barreira que impede os dois jovens de ficarem juntos: suas famílias são grandes rivais e não permitem que eles se casem. Mas o ódio entre os Montecchio e os Capuleto não será suficiente para afastar Romeu de Julieta, nesta história que nos faz acreditar no amor eterno.

O autor do livro é o maior escritor inglês de todos os tempos, William Shakespeare. Sua obra se tornou conhecida por tratar das grandes questões da humanidade como o amor, a inveja, o ódio e a sede pelo poder.

Há muito tempo eu venho querendo ler Romeu e Julieta: A obra mais conhecida de Shakespeare. Do autor eu li apenas Hamlet – amo, a trama é fantástica – e mesmo sabendo a história de cor e já tendo assistido ao filme, peguei Romeu e Julieta na biblioteca da escola e li assim que cheguei em casa, numa passada só.

Embora sejam de dinastias rivais, os jovens protagonistas encontram-se pela primeira vez numa festa realizada pelos Capuleto – família de Julieta -, à qual Romeu não foi convidado e entrou de penetra, de olho numa outra garota. Mas, quando ele vê Julieta, a paixão arrebatadora nasce, tanto nele, quanto nela. Uma paixão instantânea.

Entre encontros escondidos e brigas entre as duas famílias, o amor dos dois cresce e eles se vêem dispostos a fazer qualquer coisa para ficarem juntos; mesmo que isso ultrapasse as barreiras de ódio estabelecida entre as dinastias.

Nos seus olhos, eu vejo muito mais perigo do que em vinte punhais que eles possam carregar.

Romeu e Julieta – pág. 24

romeuejulietaresenha

Com a ajuda do Frei Lourenço, eles casam-se às escondidas. Depois disso é só conflito seguido de conflito. Não vou me estender no enredo, porque esta é uma obra mais que conhecida.

Algumas coisas me incomodaram bastante:

1. Julieta tem 13 anos, Romeu por volta dos 18; Pedofilia. E em certo ponto do livro o pai obriga a criança a casar-se com Páris, igualmente mais velho que Julieta.

2. O machismo presente em boa parte do livro.

3. A edição adaptada cortou muitas partes importantes da história, a sensação que eu tive foi de que estava lendo um resumo da obra.

Entretanto, é preciso considerar o contexto histórico de Romeu e Julieta; A história é passada no Século 16, onde as mulheres ainda eram muito subordinadas aos homens, muitas vezes sendo obrigadas a casar-se e tornar-se mãe antes dos 15 anos, sendo uma atitude considerada normal daquela época e os casamentos eram organizados puramente por interesse.

Li o livro da coleção É só o começo da editora L&PM, onde ele é adaptado e restaurado para uma melhor compreensão do leitor. Para quem está começando a ler livros do gênero e não está acostumado com a linguagem rebuscada, a editora acertou em cheio. Porém, eu preferia o original. Quando li Hamlet, tive uma certa dificuldade no início, ainda mais por ser em formato de peça, mas depois me acostumei. Então, não tenham medo de Shakespeare. A linguagem dessa edição está super compreensível, tendo algumas observações possivelmente desnecessárias, como por exemplo a do significado de cupido. Também há ilustrações super fofas, e não está no formato de peça; está em prosa.

romeoejuliet

Embora o final não tenha sido nenhuma surpresa ainda assim foi maravilhoso. Demonstrando toda a genialidade de William Shakespeare. É tão comum, mesmo nos dias de hoje, ver amores sendo interrompidos por causa de limitações políticas, desaprovação dos pais, distância e etc. E não se trata apenas de uma dramática história de amor; o livro nos mostra até que ponto o ódio, a inveja e a sede pelo poder absoluto podem atrapalhar nossas vidas, resultando muitas vezes em tragédias. E quando finalmente há reconciliação, pode ser tarde demais; Em consequência de desavenças políticas, Montecchio e Capuleto acabam perdendo seus bens mais preciosos: Os filhos.

Minha tristeza é não ter aquilo que ia fazer as minhas horas correrem depressa.

Romeu e Julieta – pág. 12

O amor impossível dos jovens é passado num curto período de tempo – desesperadamente apaixonados – e dá para ler bem rapidinho, em duas horas, no máximo. Para maior conforto, as folhas poderiam ter sido amarelas.

Gostei bastante desta leitura, apesar de tudo. As tragédias de Shakespeare são sensacionais. Recomendo para quem quer iniciar pelas obras de Shakespeare, para quem gosta de drama, teatro e amores impossíveis. E para quem não quer ler clássicos desse estilo por causa da linguagem rebuscada; É só o começo está aí para te ajudar.

maxresdefault-1

QUOTES  

“O amor é isso mesmo, o amor é transgressão.”

“Aproveite para examinar o rapaz, como se ele fosse um livro, começando pela capa, que é o rosto dele, e que é bem bonito. Procure ver se no interior está escondida alguma coisa obscura. Só é bonito aquilo que guarda alguma coisa dentro de si.”

“Só ri de uma cicatriz quem nunca foi ferido.”

“Se amor é cego, nunca acerta o alvo.”

“Você acha mesmo que o amor é uma coisa agradável, Mercúrio? O amor é duro e brutal. Fere como espinho.”

Anúncios

4 comentários sobre “Romeu e Julieta (William Shakespeare)

    • Oi Val!
      Certamente é a peça mais conhecida dele! XD
      Até agora só li Hamlet, Romeu e Julieta e recentemente li também A Megera Domada. Esta última é super divertida e eu adorei! Até encenamos essas três peças na escola! Hahaha
      Sim, de alguma forma eu e uma amiga conseguimos adaptá-las e uni-las em uma só peça.
      Tô louca para ler Sonhos de Uma Noite de Verão, vou incluir na minha lista para este ano!

      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Um beijo! ❤

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s