Coisas de Lorena (Michelle Louise Paranhos)

Coisas de Lorena, romance biográfico da Brasileira Michelle Louise Paranhos, apresenta Lorena e seu mundo particular. São histórias que vão desde o seu nascimento às suas divagações depois de crescida, singularidades e descobertas de uma criança esperta e curiosa. E o melhor: o livro é narrado pela própria mãe da protagonista.

Gênero: Romance Biográfico
Páginas: 169
Editora: Independente
Classificação: 🌙 🌙 🌙 🌙 🌙 /5

capa Coisas de lorena

SINOPSE

Romance biográfico. O mundo visto pela perspectiva única de uma criança muito especial.
Cada capítulo é uma peça do quebra- cabeça, em que narra as peripécias dessa criança entre 7 e 11 anos de idade.
O livro reúne apêndice com cartas, explicações sobre o quadro apresentado e álbum de fotos, além das ilustrações feita pela personagem- título. Baseado em fatos reais.

É impossível não se encantar com Lorena. Ela é escoteira, compositora musical, cantora, mãe de suas bonecas, protagonista e ilustradora do livro e, sobretudo, criadora de seu próprio Universo. Por este motivo, às vezes, a mãe – que também é Artista – parece ser a única capaz de entendê-la, afinal, um artista sempre tem a consciência de que pode ser ou criar o que quiser usando apenas uma coisa: imaginação.

E, em se tratando de imaginação, inteligência e criatividade, Lorena tem de sobra. O livro é bem escrito, fazendo com que o leitor se conecte facilmente com a história – ou as histórias, neste caso. Eu ri junto com a menina e sua família. Fiquei com o coração apertado nos momentos conturbados. Refleti quando eles também faziam reflexões e devorei a obra de uma só vez; As horas se passaram juntamente às páginas, sem que eu percebesse.

Ela é uma menina como todas as outras e, ao mesmo tempo… não é. Simplesmente porque é uma criança especial.

– Pág. 8

Lorena é portadora de uma síndrome rara e pouco conhecida chamada Esclerose Tuberosa, que está ainda associada com sua variante – a Síndrome Sturge Weber e, juntas, as síndromes fazem parte do Complexo Esclerose Tuberosa.

Dificuldades sempre existirão no cotidiano de qualquer família, entretanto, na família de Lorena as dificuldades são dobradas – principalmente no que tange à inclusão social e desconstrução de tabus e padrões. O desenvolvimento de Lorena é diferente do desenvolvimento de outras crianças, por exemplo. Mas o amor que os parentes nutrem por ela, especialmente sua mãe, Michelle, transborda em cada página do livro e a faz ser um pouquinho mais forte e enfrentar os obstáculos de cabeça erguida. Michelle também tenta mostrar para Lorena que tudo depende do ponto de vista; Quem diria que um exame sério poderia ser também uma oportunidade de usar e abusar da imaginação, brincando com formatos e formas?

coisasdelorena

A autora me surpreendeu no seguinte quesito: Imaginei uma obra dramática e focada somente nos obstáculos de uma família que, de uma hora para outra, se vê diante de um serzinho bastante especial e único. Sim, os obstáculos estão inexoravelmente presentes. Mas Michelle preferiu focar na alegria da garotinha, em suas descobertas, confusões e pensamentos que só ela própria poderia ter. Lorena, em diversos momentos, lembrou-me daquelas ingenuamente espertas crianças de filmes que no final sempre dão uma lição de moral nos adultos.

O livro é repleto de elementos que o enriqueceram ainda mais: Álbum de fotografias, desenhos exclusivos de Lorena, poesia, cartas de leitores e amigos da família etc. Coisas de Lorena tem potencial para fazer o leitor se emocionar e lembrar-se da obra muito tempo depois de tê-la lido.

coisas de lorena foto

De extrema importância, a família de Lorena sabe que ela não precisa se encaixar em lugar algum para ser aceita ou vista como “normal”, pois o conceito de normalidade é relativo e de qualquer forma:

Lorena não é deste mundo…
Nem de outro mundo qualquer.
Lorena é a única em todos os mundos.
O Mundo de Lorena.

– Pág. 145

Não só recomendo este livro como acredito que todo mundo deveria lê-lo!  😉

Anúncios

4 comentários sobre “Coisas de Lorena (Michelle Louise Paranhos)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s