#EntrevistandoAutores – Nicole Chaves

A entrevistada de hoje é a escritora Nicole Chaves! Para conferir a biografia dela, assim como a biografia dos demais autores participantes, basta clicar aqui.

nicolechavesautora

CONTATO 

Facebook
Skoob
Site
Instagram
Twitter

Embora seja administradora por formação, especialista em consultoria organizacional e gerenciamento de projetos e processos, a grande paixão de Nicole Chaves é a escrita! Não obstante, ela também criou uma metodologia super bacana para escrever seus livros!

Vamos conhecer a autora e suas respectivas obras?  😉

Antes de tudo, conta um pouco sobre você… O que te levou a ser escritora?

“Sempre fui uma criança com uma imaginação fértil.”, relatou a autora. “Uma sonhadora, como minha mãe costumava dizer. Minha paixão por histórias me fazia mergulhar nelas, como se fosse uma outra vida, analisando os pontos interessantes e que poderiam melhorar. Sem perceber, já estava criando as minhas, mas sempre com a ideia de que um dia iria vender para alguém escrever, pois não era escritora. Felizmente, várias coisas foram acontecendo de forma natural que me mostraram o caminho da escrita, especialmente meu amor pelos livros. Acredito que o principal fator é que quando você cria um mundo e personagens, eles acabam ganhando vida e fica praticamente impossível não escrevê-los.”

Quando você percebeu que queria realmente contar histórias e ingressar no meio literário?

“Em dezembro de 2013, estava lendo o livro do Jaco Petry, ‘O óbvio que ignoramos’, e percebi que não podia mais adiar o meu sonho de compartilhar as minhas histórias e personagens com o mundo.”, revelou. “Super recomendo o livro que fala como somos ensinados a desistir dos nossos sonhos e focar em tentar minimizar nossos pontos fracos. Com várias histórias reais de pessoas inspiradoras, como a Gisele Bundchen, o livro passa a mensagem de que devemos desenvolver o nosso talento e seremos bons profissionais.”

Nicole, com certeza aceitaremos a indicação de leitura. Parece ser, de fato, um livro inspirador!  😉

“Em 2014, escrevi meu primeiro livro e foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Naquele momento, nascia Nicole Chaves Escritora e a minha metodologia de escrita, The 29 Chapters.”

De onde – ou de quem – você tirou inspiração para escrever Sinfonia Agridoce?

“É estranho que atualmente Sinfonia Agridoce seja o meu principal livro, sendo que foi pensado para ser um “aperitivo” no Wattpad para que as pessoas me conhecessem como escritora e depois lançar meu livro principal, “Notas de Violet”.”

 ALERTA DE SPOILER

“A ideia surgiu muito de querer compartilhar como funciona a mente de um escritor – Com personagens que ganham vida e que muitas vezes você não tem controle sobre eles. Echo é a prova viva de uma personagem que chegou de mansinho e hoje tem personalidade própria.”

A pergunta que não quer calar, é: De onde você tirou o nome “Echo”? Aliás, já disse que adorei o nome e a personagem?!

“Fico feliz que tenha gostado!”, agradeceu gentilmente, antes de prosseguir. “Eu sempre sofro ao escolher nomes, seja dos personagens ou das histórias, pois nunca acho que são criativos o suficiente. Tanto que uso nomes de músicas, como Bitter Sweet Symphony (Sinfonia Agridoce em Português), para os títulos dos livros.”

ALERTA DE SPOILER

“Não sabia como escolher o nome de uma coisa que é completamente diferente de tudo que já fiz ou li. Então, pensei no significado da Echo – Ela existe para ser o “eco” na mente da Criadora, auxiliando-a a encontrar seu caminho como escritora. Aí só acrescentei o “H” para ficar diferente da palavra!”

Nicole, achamos genial e super criativa a explicação para o nome da Echo! Parabéns!!

O que mais te inspira na hora da escrever?

“Sem dúvida, é música.”, disse ela, sem rodeios. “Às vezes crio personagens e histórias e depois encontro a trilha sonora adequada. Mas as maioria das minhas histórias foram criadas por causa de músicas. Ajuda muito também estar “apaixonada” pela história naquele momento. Geralmente, quando você trabalha em uma história por algum tempo, você se sente parte dela e isso faz com que a inspiração venha com naturalidade. Contudo, uma coisa que aprendi é que inspiração é boa, mas muitas vezes precisamos escrever até encontrá-la, se você quer ser um escritor profissional, como é o meu caso.”

Alguma vez você pensou em desistir de seus livros? Se sim, o que te fez prosseguir?

“Não em desistir pelo cansaço, mas em duvidar se vale a pena contar a história. Eu sou uma pessoa muito objetiva e acredito que quem leu meus livros percebe que passo isso na minha escrita. Então, às vezes me questiono se ainda há algo a ser contado ou posso deixar o personagem no “felizes para sempre” dele. Só quero escrever se tiver alguma mensagem ou aprendizado do personagem que precisa ser compartilhado.”

Qual a sua relação com seus leitores? Já está pensando em projetos futuros?

“Como administradora, eu sou daquelas pessoas que são viciadas em feedbacks. Adoro receber mensagens e comentários sobre o que as pessoas acharam e trocar experiências com elas. Se pudesse, marcava um encontro ao vivo com cada um para passar horas conversando!”, brincou. “Em relação aos projetos para o futuro, esse ano minha meta é lançar 5 livros, como a continuação de “Sinfonia Agridoce” e um livro de não ficção ensinando em como escrever com a metodologia do The 29 Chapters. Em 29 de Março, lancei “Notas de Violet”, o primeiro livro que escrevi. Logo estarei divulgando mais sobre ele e todas as outras novidades. Então, não deixe de acompanhar meu site e as redes sociais.”, conclui.

À autora, desejamos todo sucesso e criatividade do mundo! Obrigada por dedicar um tempinho ao Devaneios da Lua!  ❤

Em breve traremos a resenha de “Sinfonia Agridoce”, é só ficar ligado!  😉

 

 

 

 

2 comentários sobre “#EntrevistandoAutores – Nicole Chaves

Deixe um comentário