18 Quotes incríveis do livro O Mundo de Sofia

O Mundo de Sofia foi uma das minhas melhores – e a mais difícil de categorizar – leituras deste ano. Pensando nisso, e com cerca de 555 páginas, resolvi trazer os 18 melhores quotes do livro, na minha opinião. Foi difícil de escolher, já que o livro dá ao leitor uma inestimável aula de Filosofia e História, tendo sido objeto de estudo de vários TCC’s por aí!

o-mundo-de-sofia

Para quem ainda não conhece o enredo, confira a Sinopse:

Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para alguém chamada Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.

O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental – dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo surpreendente.

Se liga nos quotes do romance da história da Filosofia:

posst

“Mas a vida é triste e solene. Somos deixados num mundo maravilhoso, encontramo-nos aqui com outras pessoas, somos apresentados uns aos outros e caminhamos juntos durante algum tempo. Depois nos separamos e desaparecemos tão rápida e inexplicavelmente quanto surgimos.” – Página 214.

“Tudo o que o homem faz pode ser usado para o bem ou para o mal (…). Bem e mal são como dois fios, um branco e outro preto, que a toda hora se entrelaçam. E às vezes se emaranham de tal forma que não é possível separá-los.” – Página 240.

“A vida não é mais do que um único e longo encadeamento de coincidências.” – Página 243.

“”O mundo é um palco, e homens e mulheres, não mais que meros atores. Entram e saem de cena e durante a sua vida não fazem mais do que desempenhar alguns papéis.”” – Página 247.

“”O que é a vida? Fúria! O que é a vida? Espuma oca! Um poema, uma sombra quase! E a sorte não pode dar senão pouco: pois a vida é sonho e os sonhos, sonho…”” – Página 248.

“(…) Deus não é alguém que criou o mundo um dia e desde então é uma entidade à parte de sua criação. Não. Deus é o mundo.” – Página 268.

“Deus não é um manipulador de fantoches, que fica puxando cordinhas e, com isto, determinando o que acontece.” – Página 271.

“Antes de experimentarmos qualquer coisa, portanto, nossa mente é tão vazia quanto uma lousa antes de o professor entrar na sala de aula.” – Página 282.

“Estou dizendo que tudo o que vemos tem um pouco do mistério divino. Podemos ver o brilho desta alguma coisa num girassol ou numa papoula. Percebemos um pouco mais deste insondável mistério numa borboleta que pousou num galho, ou num peixinho dourado que nada no aquário. Mas o ponto mais próximo em que nos encontramos de Deus é dentro de nossa própria alma. Só lá é que podemos nos reunir com o grande mistério da vida. De fato, em alguns raros momentos podemos sentir que somos, nós mesmos, este mistério divino.” – Página 321.

“”Quem, de três milênios,
Não é capaz de se dar conta,
Vive na ignorância, na sombra,
À mercê dos dias, do tempo.”” – Página 322.

“”Ser ou não ser” não seria, portanto, a questão central. O importante seria perguntar, também, o que somos. Será que somos pessoas de verdade, feitas de carne e osso? Será que o nosso mundo consiste em coisas reais, ou será que tudo o que nos cerca não passa de consciência?” – Página 327.

“Em nós mesmos, portanto, existem certas condições que determinam nossa concepção do mundo.” – Página 347.

“(…) Ele está dentro de nós. Kant concorda com Hume em que não podemos saber com certeza como o mundo é “em si”. Só podemos saber como o mundo é “para mim” e, portanto, para todos os homens. A diferença que Kant estabelece entre as “coisas em si” e as “coisas para nós” é a sua mais importante contribuição para a filosofia. Nunca seremos capazes de saber com toda a certeza como as coisas são “em si”. Só podemos saber como elas “se mostram” a nós. Em compensação, podemos dizer com certeza como as coisas serão percebidas pela razão humana.” – Página 350.

“Se o cérebro humano fosse tão simples ao ponto de podermos entendê-lo, nós seríamos tão idiotas que não conseguiríamos entendê-lo.” – Página 355.

“Não podemos querer entender o que somos. Talvez possamos entender bem uma flor, ou um inseto, mas nunca nós mesmos. E menos ainda podemos esperar entender todo o universo.” – Página 356.

“”Duas coisas me enchem a alma de crescente admiração e respeito, quanto mais intensa e frequentemente o pensamento delas se ocupa: o céu estrelado sobre mim e a lei moral dentro de mim.”” – Página 360.

“(…) Enquanto seguirmos nossa razão ele não terá como nos pegar. Nesse caso, somos livres, de certa maneira. Afinal, ele pode nos fazer “sentir” tudo o que quiser, e eu não me surpreenderia com mais nada. Se o seu próximo truque fosse encher o céu de elefantes voadores, o máximo que eu faria seria esboçar um sorriso. Só que sete mais cinco são doze. E este é um conhecimento que sobrevive a todos esses “efeitos especiais”. A filosofia é o oposto da magia.” – Página 361.

“Pois também não é consequência da Teoria de Darwin o fato de fazermos parte de algo maior, de um todo para o qual tudo é importante, até a menor forma de vida? Somos um planeta vivo, Sofia! Somos um grande barco navegando ao redor de um sol incandescente no universo. Mas cada um de nós é um barco em si mesmo, um barco carregado de genes navegando pela vida. Se conseguirmos levar esta carga ao porto mais próximo, nossa vida não terá sido em vão.” – Página 454.

Espero que tenham gostado, beijos e até o próximo post!  😘

Anúncios

8 comentários sobre “18 Quotes incríveis do livro O Mundo de Sofia

  1. Pingback: Leituras de 2016 #Retrospectiva2016

  2. Pingback: 18 Quotes incríveis do livro O Mundo de Sofia — Devaneios da Lua – POESIA ESPINHA DE PEIXE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s