Sugestão de livro: Pai Rico, Pai Pobre (Robert T. Kiyosaki)

O livro ideal para você que quer ser rico.

pai-rico-pai-pobre-87c99.jpg

Li esse livro recentemente por indicação e não fazia ideia do quanto ele mudaria minha forma de pensar sobre várias questões mas principalmente sobre o dinheiro. Posso afirmar sem receios que ele se tornou um dos meus livros favoritos da vida. Através de uma linguagem simples e prática Pai Rico, Pai Pobre conta a história de como o autor (Robert T. Kiyosaki, empresário, palestrante e investidor de sucesso) trilhou sua caminhada para a riqueza. A princípio temos Robert e seu melhor amigo Mike, aos 9 anos, querendo aprender a como ficar ricos, depois de serem excluídos pelos colegas de classe por serem os únicos pobres da turma. Portanto eles pedem que Pai rico (pai biológico de Mike) os ensine.

Pai rico largou a escola aos 13 anos de idade, com sua educação financeira conquistou um império e consequentemente o mérito de homem mais rico do Havaí. Do outro lado temos Pai pobre (pai biológico de Robert), professor, bem instruído, formado, possuinte de P. H. D. mas que mesmo assim ainda sofre constantemente com problemas financeiros. O livro explícita os ensinamentos de dois mestres muito inteligentes, mas que possuíam uma visão completamente diferente sobre o dinheiro. Enquanto um trabalhava pelo dinheiro, o outro fazia o dinheiro trabalhar para si. Enquanto um acreditava na importância do ensino escolar e superior, o outro acreditava que o nosso sistema de ensino é extremamente falho e insuficiente. Enquanto um aumentava os passivos, o outro aumentava os ativos. Enquanto um satisfazia-se em ser empregado, o outro satisfazia-se em ser empregador. Enquanto um repetia “devo estudar, arrumar um emprego seguro e trabalhar arduamente” e “não dá para comprar isso!” o outro repetia “devo investir em instrução financeira, ativos e fazer o dinheiro trabalhar para mim” e “o que posso fazer para comprar isso?”. Enquanto um deixou dívidas, outro deixou fortunas. Enquanto um apostou em segurança, o outro apostou em ousadia. Enquanto um era pobre, o outro era rico. E ambos vieram “de baixo”.

Pai-rico-pai-pobre-no-Modo-Meu

Com apenas 10 capítulos e 6 lições, o livro te ensina literalmente a ficar rico. Ele questiona valores demasiadamente propagados e obsoletos, expõe o contraste entre os dois pensamentos e mostra como o nosso sistema educacional é profundamente ineficaz. Não é difícil encontrar pessoas altamente alfabetizadas mas que vivem num infindável aperto financeiro. Ou aquelas que de uma hora para outra ganharam fortunas mas rapidamente voltaram a ser pobres, por não saberem como usar bem o dinheiro. Ou pessoas ousadas que se deram melhor que aqueles considerados na época da escola “os mais inteligentes da turma”, “cdf’s”, “nerds”… Ou seja, educação financeira é imprescindível.

Todos nós nascemos com potencial para sermos bem-sucedidos, a diferença é em como usamos nossos dois principais ativos: tempo e mente.

FRASES

“Seu pai instruído aconselhou-lhe que trabalhasse para uma corporação. Seu pai rico aconselhou-lhe que fosse dono de uma corporação”.

“Riqueza é a capacidade de uma pessoa para sobreviver até uma determinada quantidade de dias, (…) a riqueza mede quanto dinheiro está gerando seu dinheiro e, desta maneira, sua possibilidade de sobrevivência financeira.”

“As grandes oportunidades não se vêem com os olhos. Vêem-se com a mente.”

“O que você sabe é sua maior riqueza. O que você não sabe é seu maior risco.”

“Quando se trata de dinheiro, a única aptidão que as pessoas conhecem é trabalhar arduamente.”

“Há ouro em todas as partes; a maioria da gente não está treinada para o ver.”

“Sem uma forte razão ou propósito, tudo na vida é duro.”

 

11 comentários sobre “Sugestão de livro: Pai Rico, Pai Pobre (Robert T. Kiyosaki)

  1. Marcela, eu ando bem as voltas com essas questões. O mundo pelo qual eu fui preparada ruiu qdo cheguei a vida adulta e acho que isso aconteceu com a maioria das pessoas minha geração. A forma de trabalhar e de enxergar o trabalho está se diversificando na velocidade da luz! Adorei sua reflexão sobre o livro e consequentemente, sobre tudo isso e educação financeira é fundamental!!
    Beijos ❤

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: Leituras de 2016 #Retrospectiva2016

Deixe um comentário